ENTRAR E JOGAR

Síntese do dia da I Liga: FC Porto vence em Moreira de Cónegos e é líder à condição

Iniciado por Admin, Dezembro 22, 2024, 01:00:02

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

O FC Porto saltou hoje para a liderança, à condição, da Liga portuguesa de futebol, após expressivo triunfo 3-0 na 15.ª jornada na visita ao Moreirense, o seu 'carrasco' na Taça de Portugal.

Enquanto os rivais de Lisboa não jogam, os 'dragões' foram a Moreira de Cónegos impor-se com golos do inevitável Samu, aos 16 minutos, a passe do "menino" Rodrigo Mora, que, aos 17 anos, e em estreia a titular, marcou, aos 66, o segundo da equipa, cabendo a André Franco, aos 88, sentenciar o resultado definitivo.

Com este êxito, os "azuis e brancos" passam a somar 37 pontos, mais um do que o Sporting, com 36, que, no domingo, visita o Gil Vicente, e mais dois do que o Benfica, que, na segunda-feira, recebe o Estoril: na próxima jornada, as 'águias' visitam os 'leões', em 29 de dezembro.

Desde 28 de outubro que o FC Porto não vencia fora e o Moreirense, agora oitavo, com 20 pontos, sofreu a primeira derrota no seu reduto.

Depois de impor promissores empates a FC Porto, 1-1 em casa, e Sporting de Braga, 3-3 fora, o Famalicão foi surpreendido no seu terreno pelo Farense (1-2), que conquistou o seu primeiro triunfo fora e, com isso, deixou de carregar a lanterna-vermelha, que passou a ser pertença do Arouca.

Muito eficazes, os algarvios marcaram pelo experimente Marco Matias, aos 30 minutos, que ainda assistiu para o tento de Miguel Menino, aos 47, antes da reação, tardia, dos minhotos, em grande penalidade, aos 80 minutos, convertida por Óscar Aranda, que não conseguiu evitar o desaire, nem o sexto desafio consecutivo sem triunfos caseiros.

O Famalicão é nono, com 19 pontos, mais sete do que o Farense, 16.º, com os mesmos 12 de Estrela da Amadora e Nacional, que ainda não jogaram, e do Boavista, que cedeu empate 0-0 com o AVS, agora 13.º, com 13 pontos.

A 'maldição' do Estádio do Bessa continua para o Boavista – não vence em casa desde março e as duas vitórias alcançadas esta época foram enquanto visitante – e a igualdade hoje cedida, frente a um AVS que não ganha há 10 desafios, fê-lo cair para a zona de despromoção, em penúltimo, com 12 pontos.

Na próxima ronda, os 'axadrezados' visitam o rival FC Porto, numa 16.ª jornada que contempla os dérbis do Porto e de Lisboa.